domingo, maio 20, 2007

Regulamento V Torneio Futebol 7 - ACR Linhaceira

REGULAMENTO DO V TORNEIO DE FUTEBOL DE SETE

A.C.R.LINHACEIRA

Seniores e Veteranos


REGRAS
O V Torneio de Futebol de Sete da ACR Linhaceira rege-se pelas regras do futebol de 11, com as seguintes adaptações:

1. FORMATO DO TORNEIO
Veteranos:
- Inscrições limitadas a um máximo de 6 equipas.
- Idade limite para inscrição – Nascidos antes de 1972 (inclusive).
- Valor para inscrição: 150 bolas.
- Todas as equipas jogarão entre si. (Tipo campeonato a uma volta).
- Cada jogo ganho supõe a obtenção de 3 (três) pontos.
- Em caso de empate, com golos, cada equipa terá 2 (dois) pontos.
- Em caso de empate, sem golos, cada equipa terá 1 (um) ponto.
- A derrota corresponde a 0 (zero) pontos.

Se no final das classificações, duas ou mais equipas tiverem somado o mesmo número de pontos, passará a determinar-se a classificação das equipas da seguinte forma:

1º, Resultado entre ambas;
2º, Disciplina;
3º, Diferença entre golos marcados e sofridos;
4º, Maior número de golos marcados;
5º, Sorteio.

Seniores:
- Inscrições limitadas a um máximo de 16 equipas.
- Sem idade limite para inscrição.
- Valor para inscrição: 200 bolas.
- As equipas serão agrupadas em 2 grupos.
- O Grupo A será constituído pelas equipas classificadas em 1º, 3º, 5º e 7º do torneio do ano anterior (caso se inscrevam) sendo as restantes definidas por sorteio.
- O Grupo B será constituído pelas equipas classificadas em 2º, 4º, 6º e 8º do torneio do ano anterior (caso se inscrevam) sendo as restantes definidas por sorteio.
- Cada jogo ganho supõe a obtenção de 3 (três) pontos.
- Em caso de empate, com golos, cada equipa terá 2 (dois) pontos.
- Em caso de empate, sem golos, cada equipa terá 1 (um) ponto.
- A derrota corresponde a 0 (zero) pontos.

Se no final das classificações, duas ou mais equipas tiverem somado o mesmo número de pontos, passará a determinar-se a classificação das equipas da seguinte forma:

1º, Resultado entre ambas;
2º, Disciplina;
3º, Diferença entre golos marcados e sofridos;
4º, Maior número de golos marcados;
5º, Sorteio.

- Apurada a classificação nos grupos as equipas jogarão a eliminar de acordo com a seguinte forma:

* Jogo 1 – 1º Classificado grupo A x 8º Classificado grupo B
* Jogo 2 – 2º Classificado grupo A x 7º Classificado grupo B
* Jogo 3 – 3º Classificado grupo A x 6º Classificado grupo B
* Jogo 4 – 4º Classificado grupo A x 5º Classificado grupo B
* Jogo 5 – 5º Classificado grupo A x 4º Classificado grupo B
* Jogo 6 – 6º Classificado grupo A x 3º Classificado grupo B
* Jogo 7 – 7º Classificado grupo A x 2º Classificado grupo B
* Jogo 8 – 8º Classificado grupo A x 1º Classificado grupo B
* Jogo 9 – Vencedor jogo 1 x Vencedor jogo 5
* Jogo10 – Vencedor jogo 2 x Vencedor jogo 6
* Jogo11 – Vencedor jogo 3 x Vencedor jogo 7
* Jogo12 – Vencedor jogo 4 x Vencedor jogo 8
* Jogo13 – Vencedor jogo 9 x Vencedor jogo 12
* Jogo14 – Vencedor jogo10 x Vencedor jogo 11

Para apuramento do 3º e 4º lugares:
- Vencido jogo 13 x Vencido jogo 14

Para apuramento do 1º e 2º lugares:
- Vencedor jogo 13 x Vencedor jogo 14

A – Desempates:
Em todos os jogos a eliminar, que terminem empatados o desempate far-se-á recorrendo á marcação de pontapés da marca de grande penalidade, não havendo recurso a prolongamento. Será realizada uma série de 3 penalidades e caso o empate se mantenha, séries de um, até se encontrar um vencedor.

Nota: Caso não haja 16 inscrições a organização disponibilizará novo calendário de acordo com as equipas inscritas.

2. DATA E LOCAL DA REALIZAÇÃO DOS JOGOS
Os jogos disputam-se no Campo da ACR Linhaceira (Pelado) nos meses de Junho e Julho ás Sextas, Sábados e Domingos e em horário a divulgar. Por motivos de força maior e devidamente justificada e desde que aceite pela Organização, poderão ser efectuados jogos noutros dias da semana, sempre de acordo e concordância com as equipas envolvidas.

5. DURAÇÃO DOS JOGOS
Os jogos terão a duração de 50 (cinquenta) minutos divididos em duas partes de 25 (vinte e cinco) minutos. Cada jogo terá um intervalo de 5 (cinco) minutos.

6. DISCIPLINA
Um jogador que receba um cartão vermelho directo durante um jogo, será punido com 2 jogos de castigo (no minino) e consoante a gravidade da ocorrência. O jogador que receba um cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos será punido com 1 jogo de castigo. O jogador que acumule 3 cartões amarelos será punido com um jogo de castigo.
Será atribuída Taça Fair-play ás equipas mais disciplinadas (Seniores e Veteranos). Para o efeito aos cartões exibidos e jogadores expulsos serão atribuídos os seguintes pontos:1 cartão amarelo = 1 ponto, 1 cartão vermelho por duplo amarelo = 3 pontos, 1 cartão vermelho directo = 5 pontos, por cada jogo de castigo = 2 pontos.
Em caso de igualdade pontual no final, a taça será atribuída á equipa melhor classificada.

7. Nº DE JOGADORES E SUPLENTES. OUTRAS NORMAS DE INSCRIÇÃO.
Cada equipa pode inscrever no máximo 15 pessoas, das quais no máximo 14 serão jogadores. No boletim de jogo poderão constar 7 (sete) jogadores efectivos, um dos quais será o guarda-redes e 7 (sete) jogadores suplentes, um dos quais será guarda-redes.
Não haverá limite de substituições.
No decorrer do torneio poderão inscrever-se novos jogadores para substituição de algum jogador impedido por motivo de força maior devidamente justificado e aceite pela Organização mediante o pagamento de 25 bolas. O jogador substituído deixará de fazer parte do torneio, perdendo o direito a todo e qualquer premio que eventualmente tenha ganho e não podendo ser inscrito por qualquer outra equipa neste torneio.
Em tempo algum uma equipa poderá ter mais do que 14 jogadores inscritos.
O nº de jogadores inscritos será sempre aquele que constar da ficha de inscrição.
Cada equipa tem que indicar um responsável pela mesma que poderá ou não ser jogador.
É obrigatório também entregar quando da inscrição, fotocópia do BI de todos os inscritos, bem como o contacto do responsável da equipa.
A equipa que não liquidar a sua inscrição até ao dia do sorteio, será excluída do torneio.
De entre todos os elementos inscritos por uma equipa deverá ser indicado á Organização um arbitro, ou o elemento da equipa com mais aptidão para o efeito.

8. PONTUALIDADE
Todas as equipas deverão estar no campo em condições de jogar (mínimo de 5 jogadores) á hora indicada pela Organização. Serão dados 5 minutos de tempo extra de espera até ser atribuída falta de comparência á equipa ausente e a consequente sanção.
Assim a Organização poderá tomar as seguintes medidas:

1º, Dar o jogo por perdido da equipa infractora (Derrota por 5-0);
2º, Retirar 2 pontos á equipa infractora que não apresente justificação para a falta de comparência.

9. DOCUMENTAÇÃO A TRAZER PARA O JOGO
Quinze (15) minutos antes do jogo, o delegado/responsável da equipa deverá entregar junto do Árbitro, a lista dos jogadores participantes, em impresso próprio que será disponibilizado por um elemento da Organização, nos dias de jogo.
Este impresso, deverá estar completamente preenchido nos espaços destinados para o efeito, com os nomes e números de dorsal.
Nenhum jogo pode começar sem que o árbitro disponha da lista de jogadores.

10. RECLAMAÇÃO
Os delegados/responsáveis da equipa que queiram reclamar qualquer situação deverão fazê-lo junto da Organização.
Reclamações sobre erros de arbitragem não podem modificar o resultado do jogo.
A decisão da Organização do Torneio é final e irrevogável.
A interpretação dos factos e regras serão definitivas.

11. ÁRBITROS
O jogo será dirigido por dois árbitros, que serão elementos de outras duas equipas nomeados pela Organização ou árbitros externos.
Existirá um árbitro principal (do lado da mesa) do qual prevalecerá a sua decisão em caso de divergência.
Para casos mais complexos e graves (casos de indisciplina ou agressões) a decisão final será tomada pela Organização.

12. EQUIPAMENTOS
Se o árbitro decidir que uma equipa deve mudar as suas camisolas devido à semelhança com as da equipa contrária, trocará a equipa considerada a jogar em casa. Poderá essa equipa usar um colete para o efeito, que deverá ser solicitado à Organização.
Os jogadores devem manter o mesmo número de dorsal durante todo o Torneio.
O equipamento dos jogadores será constituído por camisola, calções, meias, caneleiras (opcional mas aconselhável) e calçado, preferencialmente botas com pitons de borracha.
É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A UTILIZAÇÃO DE BOTAS COM PITONS DE ALUMÍNIO

13. PROGRAMA DE JOGOS
A Organização reserva-se o direito de mudar o calendário e as horas dos jogos, previamente definidos. Aos delegados/responsáveis de equipa será dado o aviso com a devida antecedência.

14. SEGUROS
Cada jogador deverá ter o seu próprio seguro médico (quer seja seguro social ou Privado).
A Organização não será responsável por nenhuma lesão, enfermidade, roubo ou acidente ou outros quaisquer incidentes que possam vir a ocorrer durante este Torneio.

15. TROFÉUS
Os troféus serão distribuídos no final do torneio, durante um jantar convívio entre todos os participantes.

Os prémios a atribuir serão os seguintes:
Seniores:
* 1º Lugar 600 bolas
2º Lugar 400 bolas
3º Lugar 200 bolas
*Taças para todas as equipas participantes.
*Troféu ao melhor marcador. (Em caso de igualdade será atribuído ao jogador da equipa pior classificada).
*Troféu ao melhor Guarda-Redes. (Atribuído ao guarda-redes da defesa menos batida e que tenha efectuado no mínimo 8 jogos completos. Se mesmo assim persistir a igualdade será atribuído ao jogador da equipa pior classificada).
*Taça Fair-play, atribuída á equipa mais disciplinada.
*Taça Simpatia, atribuída á equipa que recolha o maior valor em senhas/tickets do Bar. (Esta taça é disputada em conjunto por seniores e veteranos)
*Lembrança da ACR a todos os árbitros.
Nota: O valor dos prémios, bem como os troféus a atribuir poderão ser alterados pela Organização, caso o nº de inscrições seja inferior ao limite estabelecido.

Veteranos:
*Taças para todas as equipas participantes.
*Troféu ao melhor marcador. (Em caso de igualdade será atribuído ao jogador da equipa pior classificada).
*Troféu ao melhor Guarda-Redes. (Atribuído ao guarda-redes da defesa menos batida e que tenha e que tenha jogado mais tempo. Se mesmo assim persistir a igualdade será atribuído ao jogador da equipa pior classificada).
*Taça Fair-play, atribuída á equipa mais disciplinada.
*Taça Simpatia, atribuída á equipa que recolha o maior valor em senhas/tickets do Bar. (Esta taça é disputada em conjunto por seniores e veteranos)
*Lembrança da ACR a todos os árbitros.

16. COMPORTAMENTO
Cada equipa será responsável pelo comportamento dos seus jogadores e acompanhantes, tanto dentro como fora do terreno de jogo.
O mau comportamento pode levar à exclusão do torneio.
Em casos de agressões envolvendo um elemento de uma equipa, este será imediatamente excluído do torneio e não terá direito a qualquer prémio/troféu.
Agressões envolvendo vários elementos da mesma equipa serão punidas com exclusão da equipa.

17. CASOS OMISSOS
Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela Organização.

18. INFORMAÇÕES
Qualquer informação sobre o Torneio (horários dos jogos, classificações, etc.) poderá ser solicitada à Organização.

Todas as informações sobre o Evento, tais como o Programa, Regulamento, Resultados e Classificações poderão ser consultadas no Site Oficial da ACR Linhaceira na Internet, em www.acrlinhaceira.pt.vu

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